sábado, 15 de outubro de 2011

Pai processa Facebook por expor fotos sugestivas de sua filha de 12 anos


Apesar das imagens terem sido postadas pela própria menina, homem diz que a rede social deveria controlar a idade dos usuários...





Um homem na Irlanda do Norte está processando o Facebook por causa de fotos, consideradas sugestivas, que foram expostas no perfil de sua filha de 12 anos, na rede social. Segundo informações da BBC, o pai acredita que as imagens, postadas pela própria menina, a colocam na mira de pedófilos que usam a internet para buscar vítimas.

Apesar do Facebook não aceitar usuários menores de 13 anos, no processo judicial, o pai argumenta que o controle quanto à idade dos usuários da rede social é falho. "[O Facebook] confia que as crianças colocarão sua idade real e não faz nenhum controle", disse a advogada do denunciante, Hilary Carmichael. "Uma checagem de idade, a partir do número de passaporte, seria uma medida simples a ser implementada pelo site", completou.

As fotos mostram a adolescente produzida em poses provocativas e aparentando ser bem mais velha do que realmente é. Além disso, as imagens permitem ter acesso a dados pessoais da menina, incluindo local onde mora e a escola que frequenta. O pai alegou, de acordo com o jornal britânico The Daily Mail, que sua filha "é jovem demais para entender o que está fazendo. Ela está com problemas e praticando um comportamento autodestrutivo. Por isso está sendo submetida à terapia".

O especialista em proteção de menores, Jim Gamble, disse, em entrevista à BBC, que a política de limite de idade do Facebook é de difícil controle. "É uma relação complexa porque, é claro, existe uma obrigação da empresa, dos pais e de qualquer um que esteja cuidando das crianças", comentou. Gamble ainda afirmou que, apesar do controle da rede social ter evoluído desde sua criação, ainda não funciona tão bem quanto deveria.



Fonte: http://www.olhardigital.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário